NxFilter e Autenticação

Porquê autenticar?

Quando o NxFilter é instalado ele vem com somente uma política e ela é aplicada a todos os usuários da sua rede. Porém como faria se você estivesse trabalhando para uma escola - por exemplo - como administrador de sistemas e você deseja aplicar uma política baseada em usuários e grupos? Criando para estudantes uma política mais rígida e para professores uma política menos restritiva sem ter como identificá-los? Então é preciso distinguir os usuários ativando a autenticação.

Que autenticação usar?

Nxfilter tem suporte a diversos modos de autenticação. É possível escolher um deles ou mesclá-los de modo a identificar através de um deles.

  1. Autenticação baseada em IP
O modo mais simples de autenticação. Quando se usa IP estático no desktop está pode ser a melhor alternativa. Apenas um endereço IP associado a um usuário criado na GUI do NxFilter. É possivel também associar uma faixa de IPs a um usuário.

Nota

Muitas pessoas tentam usar a autenticação baseada em IP sem ativar a mesma em ‘Config > Setup’. Porém a autenticação baseada em endereço IP ainda precisa que seja habilitado antes o método de autenticação.

  1. Autenticação baseada em Senha
Quando é ativada a autenticação o NxFilter bloqueia qualquer usuário que tentar usar a Internet, apresentando a página de Login - a menos que já tenham se autenticado ou tenham seu endereço IP já associado. Para passar da página de login seus usuários precisam entrar com as senhas definidas antes. Você pode setar a senha para cada usuário na GUI NxFilter.
  1. Autenticação baseada em LDAP
Se você tem um servidor OpenLDAP ou AD, seus usuários pode se autenticar usando as mesmas credenciais registradas no LDAP.

Aviso

Para usar essa funcionalidade você precisa importar seus usuários do servidor LDAP antes.

  1. Autenticação por token

NxFilter tem uma funcionalidade especial chamada ‘Login Token’.

Ela é usada para autenticar usuários remotos ou filtros. Esse token é registrado para cada usuário de forma automática quando você o cria ou importa. O Token é utilizado para diferenciar usuários remotos com os agentes NxClient ou IPs dinâmicos com NxUpdate.

  1. Single Sign-On através do AD

Muitas pessoas desejam autenticar seus usuários de forma transparante. Ou simplesmente não querem que os mesmos tenham de digitar mais uma vez suas credências.

NxFilter provê integração com AD. Uma vez que tenha implementado o mesmo seus usuários não precisarão passar pela tela de autenticação e eles já estarão visiveis na GUI do NxFilter com seus logins e grupos do AD.